Trânsito de Vénus

24-05-2012 08:51

Em 6 de junho de 2012 o planeta Vênus ficará alinhado com o Sol de tal forma  que o eclipsará. Eclipsar é um eufemismo neste caso porque o tamanho de Vênus é tão pequeno (aproximadamente 30 vezes menor), comparado com o disco Solar, que a olho nu não perceberemos nada, menos  de um 0,1% será a diminução do brilho solar. Por esse motivo chamamos a este tipo de eclipses de trânsitos.

O fenómeno terá a duração de sete horas, mas nem todos os habitantes da Terra o poderâo ver quer devido ao horário quer devido ao mau alinhamento entre o Sol e o planeta Vénus.

Este trânsito não será visível em Portugal pois ocorrerá durante a noite!

O trânsito ou a passagem de um planeta na frente do Sol é um evento relativamente raro. A partir da Terra, apenas se pode observar o trânsito de Mercúrio e de Vénus. O último trânsito de Vénus foi em 2004, e agora  Vénus volta a passar em frente ao Sol na quarta-feira, 6 de Junho de 2012 (ou terça-feira, 5 de Junho no Hemisfério Ocidental). O planeta vai alinhar-se perfeitamente entre a Terra e o Sol, tornando-se visível à medida que atravessa o disco solar.
Há muitas regiões da Terra onde não será possivel observar este trânsito, e o próximo só acontecerá em 2117, seguido de outro em 2125.