•   A estrela mais próxima do Sol é a Próxima de Centauro. É uma estrela anã vermelha pertencente ao sistema estelar Alfa de Centauro. A sua massa é de apenas 10% da massa do Sol e está a 4 anos-luz de distância. Se ela desaparecesse agora só daqui a 4 anos o saberíamos!
  •   Se vivessemos em Neptuno, sétimo planeta do Sistema Solar, nunca faríamos um ano de idade, pois este planeta leva precisamente 163 anos terrestres para completar o seu movimento de translacção à volta do Sol!
  •  Titã é o único satélite natural no Sistema Solar que tem atmosfera própria. Este é o maior dos 18 satélites naturais de Saturno!
  •  Se a Sonda Voyager viajasse à sua velocidade normal na direcção de Próxima de Centauro, que é a estrela mais próxima do Sol, levava 80.000 anos a chegar lá!
  •  A maior estrela que se conhece é a VY Canis Majoris (é uma supergigante vermelha localizada na constelação de Canis Mayor) e é 1800 vezes maior do que o nosso Sol!
  •  Na nossa Galáxia pensa-se que existam 200 a 400 biliões de estrelas, mais que todos os seres humanos que já viveram sobre a Terra!
  •  O mais brilhante acontecimento estelar ao longo da história passo-se em 1006 da nossa era. Foi a explosão de uma supernova. Foi mais brilhante e maior do que Vénus durante 3 meses!
  • O Universo é plano! Essa é a resposta encontrada pelos cientistas depois de estudos com um balão high-flying na região da Antártida, que suspendeu um telescópio na altura de 40 mil metros. O instrumento sobrevoou o continente gelado por dez dias. Para os astrônomos, a descoberta confirma que a luz, fora da ação da gravidade, viaja em linha reta, e não em curvas. A idéia de que o universo poderia ser curvo foi proposta por Albert Einstein. 
  • Astrónomos anunciaram a descoberta de um fenómeno até agora inconcebível: planetas que não parecem atraídos por uma estrela e que se deslocam solitários pelo universo. Numa pesquisa realizada durante dois anos, 10 planetas com aproximadamente a massa de Júpiter, foram encontrados a distâncias tão grandes da estrela mais próxima que se poderia dizer que alguns deles flutuam livres pela Via Láctea. A pesquisa, publicada na revista científica britânica Nature, é inovadora no campo da ciência dos exoplanetas.  Mais de 500 destes planetas foram identificados desde 1995. Mas estes são os primeiros do tamanho de Júpiter que foram encontrados a esta distância da estrela mais próxima .

Links Interessantes

StarChild A Learning Center for Young Astronomers

http://starchild.gsfc.nasa.gov/docs/StarChild/StarChild.html  

European Commission - Enterprise and Industry

http://ec.europa.eu/enterprise/policies/satnav/galileo/index_en.htm

Blog Astronomia e Universo

astronomy-universo.blogspot.com/

Portal de Astronomia da Wikipédia

pt.wikipedia.org/wiki/Portal:Astronomia

Astronomia Para Todos

astronomiaparatodos.wordpress.com/

Cientista Curioso

cientistacurioso.blogspot.com/

Cassini Solstice Mission

saturn.jpl.nasa.gov/

Solar Syistem Exploration - Home Page

solarsystem.nasa.gov/index.cfm

Itens: 1 - 10 de 32
1 | 2 | 3 | 4 >>