Visita ao Sistema Solar à Escala de Chaves

19-12-2015 00:00


No passado dia 1 de dezembro de 2015, entre as 15:45 e as 18:30,a turma do 10.º C da Escola Fernão de Magalhães, sob a orientação da Dr.ª Maria dos Prazeres Guedes e da Dr.ª Fernanda Azevedo, fez uma visita ao Sistema Solar à Escala de Chaves. Fizeram-se várias paragens junto dos planetas que se encontram representados em placas metálicas no pavimento das ruas e numa das pontes sobre o rio Tâmega, tendo os alunos referido algumas das características de cada planeta. As docentes lembraram algumas outras características. Esta atividade foi importante para o estudo do Sistema Solar, um dos temas do programa de Biologia e Geologia.

O Sol está representado por um círculo com 62 cm de diâmetro no início da ponte pedonal, com o planeta anão Plutão a 2632 m de distância e um diâmetro de 1 mm, junto ao Lidl. Entre eles, estão todos os outros planetas à respetiva escala: Mercúrio, sobre a ponte pedonal, a 26 metros do Sol; Vénus, também sobre a ponte pedonal, a 28 metros do Sol; a Terra, no final da ponte pedonal, a 67 metros; Marte, junto ao rio, a 102 metros; Júpiter, no Largo do Arrabalde, a 347 metros; Saturno, no Jardim do Bacalhau, a 638 metros; Úrano, a meio da Avenida Nuno Álvares Pereira, a 1281 metros; e Neptuno, junto ao MiniPreço, a 2006 metros.

Durante a visita, todos os alunos se mostraram profundamente entusiasmados, dado que a mesma lhes proporcionou a possibilidade de poderem reforçar os seus conhecimentos sobre o Sistema Solar. Todos consideraram esta experiência extremamente proveitosa e enriquecedora.

Helena Sofia Machado

10.º C